Pesquisar neste blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CONTABILIDADE PARA ADVOGADOS: ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

O PASSIVO mostra a ORIGEM DE CAPITAIS, isto é, como a empresa conseguiu os recursos que possui; e o ATIVO mostra a APLICAÇÃO DE CAPITAIS, isto é, em que a empresa aplicou os recursos originados, conforme mostra o lado passivo.

PASSIVO: origem dos recursos
1) OBRIGAÇÕES: correspondem à parte do patrimônio que a empresa deve a terceiros. Por isso, também são chamados de “CAPITAIS DE TERCEIROS”.
2) PATRIMÔNIO LÍQUIDO: é a parte do patrimônio que pertence aos proprietários da empresa. São os “CAPITAIS PRÓPRIOS”, que podem se originar de duas fontes:
(i) RECURSOS DOS PROPRIETÁRIOS à É o caso do Capital Inicial e dos aumentos posteriores, quando esses aumentos forem efetuados com recursos dos proprietários, oriundos de fora da empresa;
(ii) EVOLUÇÃO NORMAL DA EMPRESA à A gestão do patrimônio gera acréscimo no PL em decorrência dos lucros apurados. Esses lucros poderão estar representados em contas de reservas.

ATIVO: aplicação dos recursos
Os Capitais Próprios e de Terceiros, cujas origens são demonstradas mediante os elementos que compõem o PASSIVO, são aplicados na empresa em Bens e Direitos, conforme mostram os elementos que compõem o ATIVO. Portanto, os recursos que a empresa utilizou para ter no seu ATIVO os Bens e os Direitos foram obtidos conforme mostram os elementos do PASSIVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário